UM DESENHO POR SEMANA

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Fumar em restaurante é igual comer e jogar as migalhas no prato dos outros


É hoje, mais precisamente amanhã. Finalmente entrará em vigor exatamente às 0h00(???) de sexta-feira a lei que proibirá o fumar em locais públicos que sejam fechados ou com qualquer tipo de cobertura, além de condomínios e etc.

Trocando tweets com meu amigo Keko Honorato, comecei a pensar em quão sem sentido é uma lei pra forçar a cidadania. Isso, a palavra é FORÇAR, lei não apenas regulamenta alguma coisa. Nesse caso, com a proibição, a lei força à prática de um ato de cidadania. Eita, tudo errado! Se é forçado não é ato de cidadania.

Óbvio, talvez pra alguns, mas agente não pensa nessas coisas costumeiramente. Segundo a Wikipédia (desculpe!) a definição de Cidadania é (do latim,civitas,"cidade")[1], é o conjunto de direitos, e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive[2].

Ok, colocando isto, acoida pode dar numa discussão longa, e a idéia na verdade não é essa, mas sim evidenciar o contrassenso de se precisar criar uma lei dessas. Também é fato que quase toda lei na verdade é um contrassenso já que pressupõe a possibilidade de que o cidadão decida agir não respeitando o direito do outro, seja este o direito de respirar ar “puro” em ambientes fechados, seja o de ir e vir ou mesmo o de viver.

A cidadania como conhecemos popularmente não tem relação com crimes hediondos ou falcatruas financeiras, mas sim com convivência do dia a dia. Com respeitar espaço que é de todos e que também não é de ninguém. Sabe aquela "bobagem" toda (pra alguns) de que o homem está destruindo a terra? Então, isto está incluso.

Vi uma garota numa reportagem hoje de manhã reclamando da lei, dizendo que tem muito mais fumaça na rua, com a poluição do que nos restaurantes com os fumantes. É por esses argumentos que leis como a antifumo, e a Lei seca existem. Afinal, a culpa é sempre do outro e não nossa. A tal lógica de que quando deixo de declarar um valor ínfimo no meu imposto de renda tudo bem, pois o problema na verdade está naqueles que empregam namorados de neta no Senado. É a lógica da fumaça maior. Fumaça pequena pode porquê uma maior já existe.

E por falar em lei seca, meu já citado amigo Keko Honorato propôs fazermos um bolão. Depois de vermos a lei do "se dirigir não beba" dar uma relaxada, quanto tempo “dura” alei antifumo na prática? Ele apostou seis meses. E você, o que acha? Faça sua aposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse-se aqui.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...