UM DESENHO POR SEMANA

terça-feira, 1 de junho de 2010

Luísa e os pés na borda

Olhou para os pés enrugados. Olhou para água. Viu o menino de nove anos que subia na borda para pular de novo. Sem mover a cabeça levantou os olhos. Na piscina, duas meninas da mesma idade e um outro menino brincavam. Já haviam pulado, se divertiam agora de outras formas. Molhada e com o frio de quem está do lado de fora, enquanto se encolhia e juntava os braços ao resto do corpo, pensava, queria mas não ia.Todo mundo pulou. Água, pés, água. Tchibum. O menino de nove anos pulou de novo. Mergulhou, na verdade. Enquanto ele voltava do fundo seus olhos o acompanhavam e seu corpo tremia. Ele voltou à tona, ela voltou à borda.

Concentrou-se novamente em sua questão. As outras crianças foram pular do raso, para poder ficar saltando e voltando freneticamente - já tinham pulado do fundo, mas de lá demorava muito para saltar de novo.

Ela não podia saltar do raso, ainda não havia tentado o fundo. “Você não precisa pular, ta? Só se você quiser” dizia a voz materna que aparecera calmamente ao seu lado, depois de aproximar-se e abaixar-se bem perto dela. Nenhuma reação, os olhos nos pés na borda.

O menino de nove anos saiu outra vez mas não pulou. Ficou ao lado dela alguns segundos. “Olha, é fácil, você vai um pouco pra frente e pula. A sua bóia não vai deixar você afundar”. Ela olhou de lado para ele e voltou a observar a água da piscina.

“Olha, assim ó” o menino disse antes de pular da maneira mais simples que conseguiu, para mostrar como era fácil e encorajá-la. Ainda tremendo, ela o acompanhou com seus olhos, até o derradeiro “ta vendo, é fácil, você consegue!” do menino de nove anos. O viu baixar a cabeça na água e nadar até o outro lado da piscina.

Voltou ao seu dilema. Naquele momento, entre o frio de fora e o frio do medo, preferiu o morno da água. Sentou-se na borda e sem pensar mais, entrou na piscina, deixando as difíceis decisões da vida para outro dia, quando não fosse prioridade apenas brincar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse-se aqui.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...