UM DESENHO POR SEMANA

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Tem gente que tem um ditador na barriga.

Logo após o nascimento, todo bebê deveria ser carimbado em alguma parte visível do corpo “grande potencial para ditadura”.

Esse pensamento me veio à mente durante todo esse processo eleitoral pelo qual estamos passando. E quando digo isso, falo pensando não nos candidatos, mas em mim e você.

Estamos chegando aos últimos dias antes da eleição. Desde que a disputa começou a se acirrar recebo uma chuva de emails, comentários no facebook, twitter vociferando que candidato tal é o cão, que candidato "Y" vai acabar com o Brasil como o conhecemos. Recebo também o inverso, falando que se não votarmos em “K” nossa vida vai virar um inferno, só votando nele estamos no protegendo de um futuro nefasto. Teorias conspiratórias sem o menor sentido e até rótulos do tipo se você votar em “W” você é um irresponsável.

Nos últimos dias, recebi campanhas de “eleitores” para votar nulo, do tipo “quem não está contente com isso vota nulo”. Quem disse? Por quê?

Reitero, quando falo sobre essas coisas estou citando expressões de eleitores e não de qualquer campanha oficial. Ninguém abre o espaço para o debate de suas idéias. Vejo poucas análises de cada candidato. Vejo pouca comparação desprendida de defesas ideológicas pessoais e realmente preocupadas com o que o Brasil, ou melhor, o povo brasileiro precisa. Vejo sim a manifestação de crenças, do indivíduo, do ego, do que a realidade em que a pessoa vive ou do grupo ao qual pertence diz.

Vivemos em estado democrático de direito, e nele todos podem e devem dar opinião. O ditador dentro de mim está calado nesse momento, não está aqui para dizer a todos que fiquem quietos. Assim, aqui estou eu mesmo apenas para dizer que tomem cuidado filtrando o que os próprios Hitlers, Chávez, Stalins, Sadans que todos carregam dentro de si podem dizer para os outros nesse momento tão importante.

Ainda há tempo de pesquisar e analisar em quem votar. Procure, discuta e escolha.

E mais, não me deixe ser um ditador. Discorde (ou concorde) e se expresse nos comentários. Ou não, você é livre...

4 comentários:

  1. Por isso que eu digo, nem DIlma, nem Serra, nem Marina, nem branco, nem nulo. Na minha opinião, NÃO VOTE. FALTE!

    ResponderExcluir
  2. É Jean, tb compartilho o mesmo sentimento. Nunca estive tão perdido e os ditadores só me deixam mais perdido ainda. Não vejo o PT tão "do mal" assim. Não vejo o PSDB tão "solução", não vejo a Marina tão "Obama" assim. Por outro lado, desta vez me sinto mais responsável do que nunca com o meu voto e tenho achado terrível esta alienação das pessoas com política, porque no fim da história tudo o que eles decidem lá, reflete na nossa humilde vida de povo. Um dia a gente vai ter que parar de chamar eles de "corruptos" sem saber nada sobre eles e assim tentar escolher com sabedoria. Meu medo hoje é que quando chegar este dia, já seja tarde demais.
    abs Jean

    ResponderExcluir
  3. Eu realmente odeio pessoas que tentam impor suas opiniões goela abaixo. Qual seria a razão disso?

    ResponderExcluir
  4. Ditadura não é legal, mas identificá-la e contracenar com ela, embora trabalhosa, é menos complexa. Agora, como devemos nos portar em um cenário em que os atores nem são bons nem ruins, nem tão românticos ou científicos? Deixamos o joio crescer e depois separamos do trigo? Pode ser tarde (cf disse o Lucas) ou custar muito caro.Também há outra figura para quem não se define: "morno", e aí poderíamos vomitá-los através do "FALTE!" sugerido pelo Junior.

    ResponderExcluir

Expresse-se aqui.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...