UM DESENHO POR SEMANA

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Apenas um de nós


Fernando Meirelles
É ele.
Quarta-feira agora, finalmente fui ver Ensaio sobre a cegueira. Fiz questão de apesar de acompanhar a repercussão do filme, ler e ver matérias sobre ele, não ler crítica alguma.
Vi o filme de um diretor que depois de aparecer para o mundo no totalmente brazuca Cidade de Deus, e mostrar que pode na boa com grandes produções em O jardineiro fiel, parece dizer “faço o cinema que eu sei, tranqüilo, aprendendo, se vocês gostam, eu fico muito feliz”. Bem, está dando para perceber que no final, esse texto é muito mais sobre o cara que dirigiu do que sobre o filme propriamente dito.

Aparentemente em nenhum momento, Meirelles parece querer mostrar algo a alguém - talvez excetuando-se ao autor do livro que deu origem ao filme, José Saramago, a quem mais de uma vez disse que não queria desapontar. Não se percebe a tentativa de dizer alguma coisa de uma forma pré-concebida, apenas o que foi enxergado na sua própria visão da história do livro (não é esse o trabalho de um diretor?). Ok, ele contou com astros de Hollywood, e o que isso tem de mal? Todos bons atores, que ajudam com que a produção seja vista por mais pessoas. E por que não chamá-los?

No blog
diário de blindness ele fala de como Juliane Moore preenche o plano e como sua presença facilita o trabalho. Aliás, esse blog é a prova de que o diretor de Ensaios... quer ser apenas um de nós, mas, um que de vez enquando participa de produções que custam 20 milhões de dólares. Fernando escreveu para nós, em português. Contou o dia a dia da produção, suas dificuldades, felicidades e descobertas durante as filmagens.
Lá, ele fala de como teve que mudar a montagem, em como aceitou opinião de amigos, entendeu faltas e excessos, antes de finalizar a produção.

Na tela estão o viaduto do Xá, ruas e avenidas de São Paulo, como personagens do filme. O diretor aparenta querer que nos vejamos lá. Na verdade ele quer se ver lá, ainda que saiba que o dirigiu. No filme está Alice Braga, sua pupila, sua revelação, simples como ela mesma pode ser. No filme está seu fiel escudeiro César Charlone. Está também o grupo mineiro
Uakti fazendo a trilha. Não é uma esmola ou uma graça para brasileiros, é uma exigência para si. O filme foi rodado também no Uruguai e no Canadá e é falado em inglês. Filme feito com atores brasileiros, japoneses, norte-americanos e mexicanos. Obviamente a idéia é não situar a trama num determinado país. Existem sinais de trânsito em português, placas em inglês e o personagem que dá início à estória é japonês, com muitos diálogos no seu idioma.

Nas entrevistas e no blog, Meirelles não fala como um diretor consagrado, talvez ainda não o seja. E aparentemente também não espera ser. Sua grande vantagem em relação a uma outra geração de diretores é que nunca quis ser artista, ou lutar pelo cinema brasileiro. Apenas trabalhou, de arquiteto a diretor de filmes publicitários chegando à disputa do Oscar. Não faz discursos, apenas trabalha do jeito que parece saber, ou como está aprendendo. E por isso sua mente está livre de preconceitos estéticos, de linguagem e mais além , de mercado. Não quer ser legalzinho, bacaninha ou francês, um mal que acometia a classe dos diretores no Brasil. Por isso ele é um de nós.

E a felicidade maior ao fim da execução, é sair do cinema com a certeza não de ver um “filme brasileiro”, mas sim de assistir a um bom filme feito por um brasileiro.

Um comentário:

  1. E como se já não fosse suficiente duro apenas fazer seu trabalho honesto e eficiente no Brasil. Linda crítica. Parabéns.

    ResponderExcluir

Expresse-se aqui.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...