UM DESENHO POR SEMANA

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Oqéesse Barack Obama? Ou melhor, Presidente Barack Obama.

Isso realmente é uma pergunta.

Bolsa de valores alegres, fechando em alta. Europeus felizes fazendo festa. Jornais de todo o mundo mostrando a euforia do povo americano. Negro, Advogado, integrante de uma elite intelectual. Se pudéssemos dizer assim, um belo exemplo de afro-americano, filho nascido nos EUA de uma americana branca protestante e de um nigeriano muçulmano.

Cheguei na empresa hoje e na TV estava ele no “Bom dia Brasil” da TV Globo, no ”1° Jornal” da Band. Repercussões, discursos, previsões sobre o que acontecerá, como o Brasil será afetado e o que nossos dirigentes acham de tudo isso. Sempre que há uma eleição no país mais poderoso do mundo, existe muita repercussão aqui. Mas agora, mais do que repercussão existe uma clara noção de que estamos vendo “história acontecendo”. Há admiração de artistas, políticos, e pessoas que nem gostam do assunto e muito menos dos EUA. Será toda essa coisa de precisar mudar a relação do homem com a natureza? mudança de pensamento no que concerne às relações comerciais?mudança, mudança...”Change We Need” O slogan de capanha de Obama fal exatamente isso. Mudança é o que nós precisamos. E quem são esses “nós”? Parece que o português está errado, mas é isso mesmo.
Quem faz parte do pronome “nós” do slogan de Obama?
O mundo todo acha que se inclui na coisa. E é claro que com a influência e relevância que os EUA têm em tudo o que acontece, faz sentido. O que mudar lá, fatalmente terá reflexos em todo o globo. Mas não necessariamente do jeito que achamos, ou o que os governos de todo mundo e as pessoas do planeta esperam. O que pode ele fazer pelos americanos? O que pode ele fazer por todos?
“A mudança chegou”. Com essa frase 1º Jornal da Band terminou. O que essa mudança significa, saberemos somente nos próximos anos.
O Bom dia Brasil também terminou com Barack Obama. Mas no caso da Globo, junto com Bono. Enquanto passavam imagens de Obama, ao fundo tocava Beautiful Day, do U2.

Obama e Bono. Faz sentido.
Entenda como quiser, e espere para ver.

Um comentário:

Expresse-se aqui.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...