UM DESENHO POR SEMANA

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O Haiti é aqui

Um casal, talvez avós, e dois netos almoçavam num restaurante self-service, enquanto passava uma reportagem no jornal das 13h

A matéria falava sobre o terremoto no Haiti que só de brasileiros havia deixado 12 mortos e nove feridos até aquele momento.

Na mesma hora aquele que parecia ser avô, saca um celular e liga para alguém que parecia ter desejado ir para o Haiti, antes do acontecido. Pelo jeito, por algum motivo além de sua força e vontade não foi. O “avô” falando alto exorta, consola e ensina “ Você viu o que aconteceu? Você queria fazer uma coisa, assim à força, pela sua vontade e olha a @##$¨&* que ia dar! As coisa acontecem por uma razão...”

Depois de uma despedida a “avó” pede o celular. “Oi filho, viu como as coisas acontecem?” e meio que repete o discurso, enquanto o "avô" e os dois netos continuam almoçando.

Nesse instante pensei em quão distante as coisas podem acontecer e mesmo assim nos atingir. Apesar de não ser ninguém da minha família vi o fato (não) acontecer perto de mim.

Imaginei se tratar de um soldado do exército, afinal vários de Campinas foram em missão das forças das nações unidas. Talvez tenha se preparado para ir para lá e não fora escolhido. Talvez seja uma moça trabalhando numa ONG de ajuda humanitária, ou talvez ainda uma missionária.

Só sei que existem desígnios que não se explicam. Destino, vontade divina, talvez você creia ou não, talvez você diga “só coincidência. Certamente essa "coincidência" foi motivo de gratidão da pessoa, família, dos amigos.

Já nós, não sabemos de coisa alguma. Sabemos apenas que não podemos acrescentar um passo, um minuto à nossa vida. E apesar de acharmos ser capazes de muita coisa, nada podemos controlar. Mas podemos agradecer por cada minuto a nós acrescentado.

O que podemos fazer agora e agir, nos compadecer,  pois por mais longe que pareça tudo está póximo de nós:

Doações para o Haiti podem ser feitas na Igreja do Nazareno Central de Campinas, Rua José Paulino, 1829, um dos postos oficiais de recebimento na cidade.


Estão sendo coletados água, leite (longa vida) e alimentos prontos para o consumo, que serão enviados no dia 28 de janeiro, pelo exército brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse-se aqui.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...