UM DESENHO POR SEMANA

segunda-feira, 29 de março de 2010

Memórias não implodem

Baixe o Adobe Flash Player

Moro não muito longe da região da antiga Estação Rodoviária de Campinas. Por essa razão várias pessoas me perguntaram se eu ia assistir à implosão da estrutura inativa e degradada. Perguntaram se minha rua estava interditada, se dava pra ver do meu apartamento e se a poeira ia chegar até lá. Não dei importância, não pensei muito no assunto.

Ontem na data da implosão fui até a casa da minha mãe. Lá, minha irmã falou que gostaria de dar uma última olhada na rodoviária. Ri. Há pouco havia brincado ao saber de pessoas que no sábado realmente foram até lá olhá-la pela última vez.

Hoje de manhã, com a antiga construção já demolida, e pronto para escrever sobre outra coisa, lembrei que a antiga rodoviária não mais existia.
Lembrei que não mais veria o lugar. Comecei a recordar das viagens que fiz a partir dali. Todas as vezes em que fui para o Rio de Janeiro na casa do meu pai, inclusive a última e mais importante viagem há uns anos.

Recordei também da minha infância nas idas a Mogi Mirim, aqui perto de Campinas. Da saída e da chegada à rodoviária de lá, do caminho a pé até a casa dos meu tios, a batida de palmas no portão e o som alto vindo de dentro da casa. Lembrei também de ir buscar pessoas queridas na frente do antigo Quintalão.

Percebi que sim, a antiga rodoviária havia feito parte da minha vida. Não era para ficar triste ela não existir mais, até porquê hoje morando perto dela, via o quanto não trazia mais belas lembranças às pessoas. Também porquê lugares e estruturas são apenas coisas que podem ajudar na lembrança de pessoas e de experiências vividas e estas não dependem de objetos ou edificações.

Assim, lembrei sorrindo dos corredores da antiga rodoviária, pensando nos melhores momentos que passei a partir de lá, sabendo que muita gente também tem ótimas recordações. E que não, de maneira alguma, é motivo de riso alguém ter dado uma última olhada naquele lugar.

Um comentário:

  1. É isso aí a Rodoviária me permitiu viajar um tempo e agora sua lembrança me permite viajar no tempo... Jane

    ResponderExcluir

Expresse-se aqui.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...