UM DESENHO POR SEMANA

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Será que “Capitu” redime “Dom Casmurro”?

Você como eu ficou traumatizado ao ser obrigado a ler Dom Casmurro com 14 anos lá pela sétima, oitava série? Ou de repente, anos mais tarde um vestibular, fez com que tivesse que ler correndo junto com mais outros 12 livros? Se você disse sim, provavelmente essa violência terá deixado em sua vontade de ler, marcas indeléveis. E se isso também te aconteceu, você como eu deve ter demorado a saber o que quer dizer “indelével” , - ou ainda não sabe – já que não quis mais ler livro nenhum por um bom tempo. Mas não fique triste, você passou por um trauma e ainda pode se recuperar.

Estréia hoje, logo no fim do ano, o que promete ser a melhor atração da rede Globo do ano. Não, não é o Show da virada, o Roberto Carlos ou coisa parecida. É a minissérie Capitu.

Mas porquê essa seria a melhor atração do ano?
Porquê agora virou tradição na emissora do Roberto Marinho passar uma minissérie dirigida por Luís Fernando Carvalho, que geralmente faz tudo saindo da mesmice da TV brasileira, ao contrário do que a própria rede Globo faz diariamente. E fora isso, a adaptação pode sim, redimir Dom Casmurro, um dos nomes que mais causa traumas nos alunos nas escolas desse país.

Só pelo fato de fazer diferente, Fernando Carvalho já ganharia pontos, mas resgatar uma das obras máximas da literatura brasileira, não é para qualquer um, principalmente nos dia de hoje e na TV. Será que ele consegue?

Fernando fez o ótimo“Hoje é dia de Maria” e o um pouco difícil “A pedra do Reino” que tinham como principal defeito o horário em que passaram, quase meia-noite. Cenografia diferente, referências circenses e folclóricas, fizeram de suas minisséries oásis de originalidade e resgate da cultura brasileira sem qualquer engajamento piegas.

A adaptação da obra de Machado de Assis, não é algo incomum. Existem peças, livros, ciclo de debates, pesquisas acadêmicas sobre o livro. Existe até a péssima adaptação para o cinema com o filme “ Dom”.
O irônico é que Maria Fernanda Cândido viverá novamente Capitu - foi ela quem interpretou a amada do tal Dom Casmurro, no já citado e malfadado “Dom” - tudo por causa dos seus “olhos de cigana obliqua e dissimulada” ou ainda “ olhos de ressaca”.Nos nossos dias não poderia ser outra atriz. Quem sabe o Luís Fernando Carvalho não redime além do livro, a intérprete da personagem que da nome á mini-série.

Se você ainda está olhando torto para o tal do “Dom Casmurro”, de repente é bom dar uma chance a ele e ao Luís Fernando Carvalho. Como disse antes, eu fui traumatizado aos 14 anos, mas lá pelos 25 tomei coragem e decidi ler novamente. Venci o trauma, conheci o maior escritor da literatura brasileira, e comecei a realmente ler e escrever.

No mínimo, provavelmente será um bom entretenimento, apesar do horário.
Quem sabe você dá uma colher de chá pro Machado e não lê o livro, hein? Até porquê, ler é perguntar e responder para si mesmo...

Um comentário:

  1. vale também citar que a trilha sonora é fantástica ainda mais quando falamos da Banda MANACA da vocalista Letícia Persiles que é a Jovem Capitu na mini série.

    http://palcomp3.cifraclub.terra.com.br/manaca/

    ouça ai no link!
    isso vicía!

    ResponderExcluir

Expresse-se aqui.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...