UM DESENHO POR SEMANA

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Quem ama respeita, Cláudia Leitte!


O que é que você espera quando contrata um serviço? Aliás o que é um serviço?
Em uma das definições do dicionário:
“Execução de trabalho ou desempenho de funções, ordenados ou pagos por outrem.”

“Pago por outrem.” Espera-se do serviço o cumprimento das condições propostas no ato da compra. No caso de um show ou apresentação teatral, no bilhete de ingresso estão especificados qual é o espetáculo, o artista que se apresentará, o tipo de acomodação, setor a que se terá acesso e o horário de início. 
Na quebra de um contrato por falta do cumprimento do serviço, a parte lesada pode processar o prestador.

Mas, quando a parte do serviço não prestada se refere ao horário de um show musical, isso raramente acontece. O público não processa os organizadores ou o artista. Quando se sentem lesados por falta de qualidade técnica, atraso do artista, ou baixa qualidade da apresentação, tudo o que o público quer é manifestar sua insatisfação e isso acontece geralmente através de vaias.

Desde que o mundo é mundo e existem manifestações artísticas, se o público não está contente, todo mundo vaia.

Vaia é sim uma ofensa, uma agressão. Mas é também um código do meio.
No vídeo acima, feito no último dia 14, Claudia Leitte reclama das vaias do público após o seu atraso. Ela diz entre outras coisas que deixou sua família pra fazer o show. Fez muito mal, deveria ter diminuído o número de shows e ficado com o marido e filho. Quem ouve tem a impressão que ela estava ali fazendo um favor ao público. Não, ela estava prestando um serviço. 

Os fãs queriam se divertir com tudo o que sua produção prometia, inclusive com um show no horário.

A atitude de artista, com chororô falando de amor, mostra uma ingenuidade mentirosa. Quem ama também respeita. Se os problemas técnicos é que fizeram o atraso, cabia a ela como prestadora do serviço apenas pedir desculpas, dar ma bela adulada no povo e mandar ver no show, conquistar a galera e fazê-la dizer sim “foi o melhor show da minha vida, valeu cada minuto da espera”. Isso sim seria respeito.

Mas não, em todo o seu discurso ela está pensando apenas em si e não nas pessoas para quem ela foi fazer o show. Age como vítima e não como quem deixou de dar algo pelo qual cada um daqueles consumidores do produto artístico de Cláudia Leitte, pagou.  

Sua mágoa não tem razão de ser, já que a vaia foi por motivos técnicos e pelo atraso e não por que ela esqueceu uma letra ou caiu enquanto dançava.

Cláudia mostra uma meninice não condizente com seu status de estrela da música pop. Melhor seria que ela xingasse todo mundo e dissesse “calem a boca que agora eu vou cantar”, seria mais sincero e até mais artístico. Ou apenas rapidamente pedisse perdão e começasse o show.
Mas ela escolheu fazer um discursinho fajuto e sem sentido para quem vende um serviço ou produto.      

Isso tudo acontece na antevéspera do show de um dos artistas mais importantes de todos tempos. Um artista que provavelmente começará o show com atraso, mas que aos 68 anos, não pedirá desculpas, apenas vai tocar todas as músicas que os fãs esperam em versões originais, do jeito que eles querem, durante três horas e sem parar pra beber água.

Vai Cláudia Leitte, assiste o show do cara, quem sabe você aprende alguma coisa. 

4 comentários:

  1. O discursinho fica ainda mais vazio quando começa a primeira música e o refrão é: "Tanto faz, eu quero mais é beijar na boca..."

    ResponderExcluir
  2. Yesssssssssssss! e acrescento...ela estava ganhando dinheiro com o show, aquilo é o trabalho dela, ou seja se vc diz p o seu patrão q merece um aumento de salário pq vc fez tudo q ele mandou, ele te diz: vc não fez nada mais do q a sua obrigação, o mesmo eu digo p ela...
    Bravo Jean! Bravissimo!

    ResponderExcluir
  3. A arrogância tem como características a falta de respeito pelos "meros mortais" e a atitude de criança mimada.

    Os artistas brasileiros - entre outros - estão muito arrogantes mesmo. Como você disse, poderiam aprender alguma coisa com algumas "lendas" da cultura pop.

    Se bem que, em tempos de BBB e Fazendas, humildade hoje em dia se tornou um artigo raro, entre artistas e não-artistas.

    ResponderExcluir
  4. Nego Lopito e Keko Honorato, assino embaixo dos comentários de ambos!

    ResponderExcluir

Expresse-se aqui.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...