UM DESENHO POR SEMANA

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Belo Monte – Minha opinião sobre algo que eu não conheço.


Li, vi, assisti, até discuti. E pra falar a verdade cheguei a apenas uma conclusão: eu não sei.
Não sei se Belo Monte é bom ou ruim. Não sei se é tudo verdade o que falam positivamente, não sei se é tudo o que falam negativamente. Sei que vi alguns bons argumentos dos dois lados, mas muitos péssimos. 


Ouvi gente que se posiciona como se soubesse muita coisa, mas obviamente não sabe. Ouvi gente que dentro da minha ignorância sócio-político-ambiental, parece saber, mas que eu não tenho como afirmar. Vi discursos inócuos, vídeos bem e mal produzidos. Ouvi anarquistas, esquerdistas, oposicionistas ao governo atual que são contra, ouvi gente cuja posição política eu desconheço.  Ouvi gente pró-governo que é a favor (parece redundante mas não é). Ouvi gente que é contra qualquer coisa, ouvi quem é contra a Globo. Ouvi conhecedores do problema energético e outros que dizem ser.

Ouvi amigos, ouvi minha esposa.

Ou seja, fiz o que a gente deve sempre fazer quando uma questão que não dominamos tem tanta importância quanto essa, ouvir.

E o que eu entendi de tudo isso?1. Percebi que como todo assunto polêmico há os que escutam e os que não querem ouvir nada.  Há os que querem provar coisas e os que querem o debate, para entender um pouco mais do assunto e só assim emitir uma opinião. Há também aqueles que só repassam, compartilham o que parece ser bom ou ruim, mal de nosso tempo facebookico.

2. Percebi que nem todo mundo está pronto para usar uma rede social como plataforma de manifestação de que se acredita. Jogam suas opiniões para 500 pessoas na rede e não aceitam que uma delas discorde. Enquanto alguns incentivam o debate que pode ser infinito, outros o limitam, diminuindo quem discorda deles. Já vi isso acontecer em blogs que eu gostava e acabei por perder o respeito por causa da falta de senso democrático com os discordantes.

3. Vi também que uma discussão paralela à construção ou não de Belo Monte foi provocada pelo vídeo do Movimento gota d’água, compartilhado à exaustão. Sobre mídia, reais intenções de campanhas e matérias, manipulação das massas, hipocrisia etc.

Também relembrei coisas que já sabia: Não dá pra ter uma opinião 100% embasada sobre qualquer coisa, não adianta. Mas é de cada um pelo menos buscar um pouco mais antes de dar RT, colocar no mural, ser contra, a favor, amar ou detestar e assinar ou não uma petição.

Então tá, mas e sobre Belo Monte?Bem, sobre a usina mais polêmica do momento a minha opinião é que você gaste um pouco de tempo vendo o que várias vertentes pensam, colete informações e forme a sua, pois estou bem na de pensar em qual é a minha responsabilidade nisso tudo, em como minhas ações refletem em questões de sustentabilidade, crise energética, desmatamento e até mesmo o futuro de populações ribeirinhas e indígenas em curto prazo, e urbana (geral) em médio e longo e prazo.

E o que eu devo fazer?
Há muita discussão nas redes mas pouca ação. Eu já me peguei compartilhando uma campanha de doação de sangue sem nem cogitar a hipótese de ir doar, como se o fato de passar para frente já me isentasse de qualquer ação mais prática. 



Assim pra não ficar na de compartilhar por compartilhar, seguem então alguns links pra você formar, reafirmar ou transformar a sua opinião:

CONTRA BELO MONTE
O Famoso Movimento Gota d’água 

Célio Bermann, prof. do Instituto de Eletrotécnica e Energia da (USP) (também cabe no contra hipocrisia)


                      Marina silva



A FAVOR DE BELO MONTE 
Resposta de alunos de Eng. UNICAMP ao movimento Gota d’água 

José Antônio Muniz Lopes - diretor de transmissão da Eletrobras
. 

Fábio Bittencourt - "Um dossiê a favor de Belo Monte"


CONTRA A HIPOCRISIA DAS OPINIÕES
Rafinha Bastos


CONTRA MANIPULAÇÃO DA MENSAGEM E AFINS
Blog do Marcelo Mauro

Existem inúmeras outras manifestações de opinião disponíveis na web. Caso queira indicá-las ou dar opiniões, o espaço de cometários está aberto.


Agradecimentos aos que contribuíram para a discussão expressa nesse post:
Junior Valler
Aninha Ruiz
Camila Diniz
João Ricardo



Atualizado 06/12/11 - E para somar a tudo isso veja o filme que está sendo feito sobre o assunto. Segundo os próprios produtores, a produção tem caráter investigativo e independente, sem rabo preso com ninguém, pois é o dinheiro de cada um dos envolvidos que está financiando a película. (vi no Update or Die)  



Belo Monte, Anúncio de uma Guerra (CATARSE) from André Vilela D'Elia on Vimeo.

5 comentários:

  1. Minha opinião: sou contra qualquer tipo de usina. São transformadoras radicais do meio em que são implantadas e causam N mudanças no ecossistema local, coisa que só mesmo um biólogo com conhecimento pode provar por A mais B. Eu, sei que transforma, por um simples motivo: como pode uma área de X mil metros (quilômetros?) quadrados ser completamente inundada e ficar por isso mesmo? Só sendo muito ingênuo pra acreditar que "é só um alagamento" e que isso não trará desequilíbrio ambiental. Outro ponto: as mudanças sociais e culturais serão catastróficas. Quem mora lá, antes de ser índio, nativo, caiçara, caboclo, os cambau, É GENTE. São pessoas com seus costumes, histórias e carga cultural, que irão desaparecer. Quem, as pessoas? Não, a cultura. Vai virar lenda. Se você leu até aqui, a pergunta que fica na cabeça é: então você é contra o progresso? E o setor energético? E as indústrias que precisam de energia? E o setor produtivo que tem de empregar? E a economia? E o conforto que a energia traz? E eu respondo: não sei. Assim como não sei a solução pra isso. Meu ponto de vista é puramente sob o aspecto da preservação e, soluções pra isso, sinceramente não são um problema meu. E não são problema meu, porque tudo isso, vai esgotar e quando esgotar, vão ter que arrumar outra solução SIM pra isso. Ou vamos transformar o Brasil em um imenso canavial para podermos andar de carro? Ou vamos ter petróleo ad eternum para alimentarmos nossas picapes diesel? Ou vamos construir uma usina a cada 50km de rio, para nunca faltar energia elétrica? O que eu estou falando é de POSTERIDADE. Não são soluções para amanhã, depois, daqui um ano. É uma cretinice sem tamanho pensar que essa usina dará conta do recado do setor energético. Nada é pra sempre, mas, alguém vai pagar a conta. O Buraco é muito, mas muito mais embaixo e poucas pessoas viram isso. Gastamos (humanidade) mais com pesquisas no setor bélico, do que em fontes de energia. Gastamos (humanidade) mais em viagens espaciais, do que com a saúde e buscas de tornar a vida mais digna. Quando digo que sou contra Belo Monte, entendam, sou contra o simplismo com que o homem está tratando de assuntos que irão garantir (ou tentar) a sua perpetuação da espécie.

    ResponderExcluir
  2. Fico lisonjeado por contribuir em deixar mais confuso e polêmico o assunto discutido naquela tarde de primavera.

    ResponderExcluir
  3. Ah, e sobre Belo Monte, eu sou contra o manifesto (manipulador), e a usina também.

    ResponderExcluir
  4. BELO MONTE X BELMONTE (um bar na praia do Flamengo - Rio de Janeiro)

    QUEM SABE NÃO INFORMA
    QUEM INFORMA NÃO CONHECE
    A OPINIÃO É LIVRE
    MAS INFORMAR LIVREMENTE
    SEM RESPONSABILIDADE
    É ESTULTICE
    MAS QUEM SABE, SABE O QUÊ?
    E O PALCO PARA A DISCUSSÃO LIVRE?
    BELO MONTE, BELMONTE...
    EU PREFIRO O BELMONTE

    JOAB COUTINHO

    ResponderExcluir
  5. Palco totalmente livre pra uma visão aparentemente relax, mas no final bem profunda do assunto, rs

    Muito agradecido!

    ResponderExcluir

Expresse-se aqui.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...