UM DESENHO POR SEMANA

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

2012 será mesmo o fim.


Tinha que ser em 2012. O camisa 12 mais querido do Brasil, pára e sem muito barulho.

E na frase acima vemos 2 facetas que provam como Marcos era diferente. 

O goleiro titular do Palmeiras em grandes conquistas não usava a 1.  
É normal que o craque do meio campo use a 10 o centroavante a 9 e os outros atacantes 7 ou 11. Principalmente no Brasil, temos grandes nomes que se repetem eternizando esses números.
Pelé, Rivelino, Ademir da Guia, Zico com a 10. Garrincha, Jairzinho, Muller, Edmundo com a 7. Tostão, Careca, Ronaldo com a 9. Éder, Romário e hoje Neymar com a 11. E os goleiros, todos, com a 1.

Mas com a 12 há apenas um grande. São Marcos. Não existe no futebol a coisa de eternizar uma camisa, mas acho que deveria. Então, que pelo menos nenhum outro goleiro vista a 12 na Sociedade Esportiva Palmeiras.
O goleiro da camisa 12, fez tudo o que um ídolo do futebol precisa fazer pra marcar seu nome na história. Foi decisivo em grandes títulos e em vitórias contra os maiores rivais. Jogou e foi campeão pela seleção.

Marcos não fez grandes alardes sobre sua saída.
Não convocou coletiva de imprensa, embora eu ache que mereça e até deva acontecer. Não chorou na frente das câmeras. Ao se despedir, o ídolo palestrino saiu em férias com sua família. Vai absorver o primeiro golpe, o de não voltar pra uma pré-temporada depois de mais de 20 anos fazendo isso todo Janeiro. Vai perceber as despedidas uma a uma. E sim, vai dar entrevista mais à frente quando o calor do momento passar, vai ter seu pomposo jogo de despedida, vai receber sua homenagem.

Além da ilustração acima, a minha é essa.

      Descansa o corpo cansado, goleiro. 
    Viva a vida, aproveite a família, os amigos, os filhos. 
Lembre suas glórias. 
Você já não é mais um jogador.
É só o cara boa praça.
É apenas um ídolo.

Nota final: Percebi que há uma falha no hino do Palmeiras quando se fala especificamente do time: “Defesa que ninguém passa/Linha atacante de raça/ Torcida que canta e vibra...” No hino da maior escola de goleiros do país, de onde saíram Oberdan Cattani, Waldir de Moraes, Leão, Zetti, Veloso e Marcos, eles não são citados. Ironias do futebol.

Um comentário:

  1. Jean Marcel,

    Desculpe-me, mas só me vem uma frase:

    P..que pariu, é o melhor goleiro do Brasil, MARCOS!!!

    Joab Barros

    ResponderExcluir

Expresse-se aqui.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...