UM DESENHO POR SEMANA

quarta-feira, 27 de junho de 2012

O ciúme, a aliança e o futebol



Olhei a imagem acima e lembrei do futebol. Sério.  
Sim, a idéia desse anel é ser apenas uma piada, mas creio que é daquelas que “tem um fundinho de verdade” e de posse.

É senso comum dizer que “um pouco de ciúme apimenta a relação” ou que se você “não sente ciúme não ama de verdade”.
Sim, o ciúme apimenta a relação de uma tal forma que causa indigestão e às vezes leva à morte da mesma

Não, ausência de ciúme não é falta de amor, é expressão do sentimento e da segurança de ser amado. Já o ciúme é sentimento de posse, e não é esse o significado da aliança, nome perfeito para a jóia usada nos matrimônios (sacerdotes adoram utilizar a analogia nas cerimônias, e é boa mesmo).

Aliança é união e não compra. Quando um casal a usa, o sentido é de parceria, de caminhar na mesma direção, de jogar no mesmo time. E é nesse ponto que a imagem acima me lembrou futebol. A aliança é como a camiseta de um time, todo mundo que usa aquela determinada estampa está defendendo o mesmo lado do campo. 

Aliança é a certeza de poder olhar para um lado e tocar a bola pro outro. É um entrosamento tal que você não precisa estar todo tempo enxergando o companheiro e mesmo assim sabe que pode jogar a bola pra ele quando quiser. Sabe que ele corre por você se precisar pra que seu posicionamento seja mais perto do gol.
E você em contrapartida, o cobre quando ele vai pro ataque.

Aliança é isso. Na vitória todos ganham, e se há uma derrota todos perdem e lamentam, mas sempre defendem as cores do seu time. Casamento é um campeonato de pontos corridos, no qual cada dia, cada jogo é importante, vale o mesmo número de pontos, mas vez enquando acontece um clássico...

Ciúme é como um jogador que não passa a bola com medo do companheiro fazer um gol contra. O cúmulo da desconfiança, a falta de sentimento de grupo.

E sentimento de grupo é fundamental nas partidas mais difíceis da vida. É aí que os casamentos se perdem. Existem por aí times cheios de estrelas que jogam sozinhas e acham seu papel mais importante para o time que o do cônjuge e ainda ficam chateados quando o companheiro erra.  

Vez o outra é possível driblar meio time e chegar na cara do gol, mas na maioria das jogadas é necessária a troca de passes pra conseguir vencer.

Aliança é o famoso grupo fechado, que não deixa o que é externo entrar, sejam fofocas, investidas de outros times e principalmente o próprio ego. Aliança é perceber que o companheiro teve uma partida infeliz, mas não o fez de propósito.
E saber que há discussões muitas vezes por causa de erros, ou falta de atenção, e a necessidade de ajustes de posicionamento e que isso é natural no calor da partida.

O que realmente importa é que a aliança não foi feita pra marcar a pele de ninguém – embora com a presença do sol o faça mesmo assim. Marca-se alguma coisa com medo de perdê-la. E você não perde algo que você não tem. Quando se casa, você não "tem" uma pessoa, você é um casal, um time com ela.

A aliança foi feita pra gerar esse sentimento de compromisso por uma mesma causa, a vida coletiva, entrosada que muitas vezes joga por música e tem o prazer de fazer parte de um time que ao final da peleja abre o sorriso e comemora tudo o que passaram juntos durante um campeonato de alto nível.

Cobrança a gente já tem da torcida. E marca é coisa de gado.
Deixe disso e vai curtir a partida, meu amigo(a)!

2 comentários:

  1. É isso aí mesmo o que tem faltado: compromisso com a vida coletiva. O individualismo tem prevalecido.
    Muito bom!!

    JNC

    ResponderExcluir

Expresse-se aqui.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...