UM DESENHO POR SEMANA

terça-feira, 12 de junho de 2012

Once - Música e amor de um jeito que ninguém espera














Eu gosto tanto desse filme que dá até vergonha de fazer um post sobre ele por aqui.

Há tempos estou me contendo para postar aqui sobre o filme Once, 2006. Talvez por gostar muito dele e não querer estragar essa relação com teorias, defeitos e qualidades e apenas curti-lo como algo meu. Afinal, pra mim, “gostar” e julgar “bom”, são coisas totalmente distintas (veja aqui) que podem ou não estar juntas em uma obra.

E o que me fez finalmente escrever, depois de resistir uns 3 anos, foi o fato desse filme independente, com baixíssimo orçamento, extremamente melancólico, mas lírico, Além de ganhar diversos prêmios agora dar origem ao musical que ganhou o Tony, o Oscar do teatro, em 2012. Vi em um site “once ganha o Tony” e pensei “será que tem a ver com o filme?” E tinha mesmo.


Vamos ao enredo
O personagem de Glen Hansard (líder da banda irlandesa The Frames) é um músico de rua que toca nos horários em que não está ajudando o pai a consertar aspiradores de pó. E o cara canta a plenos pulmões como se estivesse em um estádio lotado,  misturado com todo o sentimento de quando se está sozinho em seu quarto compondo.

Essa atitude atrai a atenção da personagem de Marketa Irglova, uma imigrante tcheca, também musicista mas que ganha a vida vendendo flores, que passa a admirar e desafiar o fazer artístico do rapaz. A relação entre os dois, seus dramas pessoais e a música permeiam todo o filme.


Once é uma história sobre duetos, música, amor, escolhas, imperfeição, talento, vontade de fazer acontecer, tudo em tons cinza-verde-azulados irlandeses.

Deixarei claro novamente: gosto muito do filme. Talvez pela identificação com o instrumento tocado de forma simples, mas profunda, que é o que aprecio no fazer musical e coloco em minhas investidas de composição no meu cantinho, com o meu violão. Ou talvez seja pela trama não convencional

Pra quem escreve ou compõe o filme tem essa atração a mais. A música no enredo às vezes é pano de fundo, em outros momentos é personagem principal, motivo, fonte de expressão e união entre pessoas. O processo criativo está ali, indo do jeito mais sofrido ao mais prazeroso, na levada dos dramas e sobre eles.

Quem apenas aprecia boas canções e estórias, também é alcançado por Once. A partir do sentimento, relações entre pessoas em níveis que às vezes não prestamos a devida atenção no dia a dia, vão acontecendo e tratando sobre o que achamos que é ou pode ser o amor.




É, eu gosto desse filme. 
Quanto ao musical, vi um pedaço (aqui) e achei o filme muito melhor, é claro.

Curiosidades
Once  ganhou em 2008 o Independent Spirit Award de melhor filme estrangeiro,  o Prêmio do Público no Sundance Film Festival e a canção de Hansard e Irglová "Falling Slowly" (essa que é tocada no video acima) venceu o Oscar de melhor canção original e foi indicada ao Grammy de 2008.

De todas as canções do filme, apenas uma não foi composta por Hansard ou Irglova.  
O filme custou apenas U$ 180.000.

Depois do sucesso do filme a dupla fez diversos show juntos e montaram a banda, dupla, projeto, ou como queiram, The Swell Season


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse-se aqui.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...