UM DESENHO POR SEMANA

terça-feira, 16 de julho de 2013

All we need is love.

A felicidade está na moda. Ela já saiu algum dia? Já, mas isso é outro assunto. Na verdade a felicidade está na moda como tema de publicidade e bons exemplos disso são as campanhas do Pão de Açúcar e da Coca-cola. Já falei disso aqui

Aí, na linha o que faz todo mundo feliz o pessoal do canal yutúbico Soul Pancake, encontrou um estudo científico sobre felicidade (?) realizado em 2005. Nele, entre outras coisas, está relatado que uma das atitudes que fazem as pessoas mais felizes é expressar gratidão.

O video abaixo mostra o exemplo prático do estudo e te faz pensar em como você reagiria no lugar.




Pensando um pouco, segundo o video, e sendo bem leviano cientificamente falando, dá pra cravar que nossa felicidade real está em não focar em si mesmo. O homem é um ser social e apesar de nossas agruras e maldades o que nos define é o que damos (e não vendemos) ao outro.  Partindo da ideia que felicidade é um estado mais permanente do que alegria de um momento, faz sentido. Alegria efêmera instantânea pode ser conseguida com uma piada, com a bebida ou ganhar um bom desconto em uma compra. A felicidade mais permanente, guardadinha em algum canto do cérebro viria das coisas mais profundas, mais perenes, como lembrar de alguém que um dia te prestou uma ajuda por amor, que te deu algo por amizade, te ensinou pelo valor que deu a você e não por dinheiro, favor, ou qualquer coisa em troca que não fosse o seu bem. Ou seja, a felicidade está na troca desprendida de ações que façam bem, um ao outro. Pelo que me lembro, isso é o que chamamos de AMOR
Assim, a felicidade estaria no amor (olha ele aqui de novo no oqéisso).

Amor é basicamente isso: querer, fazer, se esforçar pelo bem do outro, seja cônjuge, parente, amigo ou apenas alguém que você percebeu que precisa.

Enquanto a humanidade escreve canções, poemas, tratados e finge se importar em campanhas publicitárias, tentando descobrir a roda, o cerne da questão já foi descoberto a milhares de anos e é simples: "tudo o que precisamos é de amor", "o amor é o dom supremo"

Ver uma borboleta, assistir um pôr-do-sol, beber um gole de água gelada no calor, praticar exercícios ou trabalhar no que se gosta são pequenas coisas da vida, gostosas e importantes. Mas a felicidade parece não estar "no que você faz para ser feliz", e sim em "pra quem você faz pra ser feliz". Ela só está por dentro  se for expressa pelo lado de fora, para o outro. Ser grato é devolver um pouco para o outro de tudo o que ele fez por você, e isso, incrivelmente, faz você "ganhar" de novo. Isso é amor, é desprendimento e é por isso que nele, só nele, inclusive cientificamente, é que reside a felicidade.

3 comentários:

  1. Um dia alguém me falou que o segredo da felicidade está em não se fazer feliz, mas, fazer o outro feliz. E quando cada um tiver como missão de vida fazer o outro feliz, automaticamente o círculo se fecha. Não vamos por aqui escalas de valores que a felicidade está dentro de cada um, que não precisamos de ninguém, e blablabla, eu me basto... Não é esse o contexto e isso daria um outro post. Mas penso que a felicidade está em ver a carinha de sorriso se abrindo do outro, do próximo. Até porque essa porra é contagiante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Rubens. Felicidade tem muito a ver com amor. E amor não tem nada a ver com egolatria. Logo...

      Excluir
  2. Ah, complementando: as melhores coisas da vida, não são coisas.

    ResponderExcluir

Expresse-se aqui.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...