UM DESENHO POR SEMANA

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Coisas que irritam nas festas de fim de ano – I

Que Beleza! Apesar de usar muito essa expressão com meus caros amigos, nunca o fiz em m texto. Então vamos novamente: que beleza! “Sinos tocam que alegria, tralalalala lala lala”. Amanhã é primeiro de dezembro, daqui a pouco está chegando o natal e como acontece todos os anos, em meio a presentes e comilanças uns ficam deprimidos outros fingem estar felizes e outros realmente ficam contentes. E num devaneio digno de Fausto Silva, podemos vislumbrar aquelas cenas recorrentes em toda época de festas de final de ano. Tanto as boas como as ruins. Mas trataremos aqui nos próximas semanas, até o maravilhoso evento natalino, principalmente das ruins, aquelas que geralmente, se não irritam, nos deixam exaustos.
Comecemos então.

Coisas que irritam nas festas de fim de ano I – Amigo Secreto
Categoria da irritação – Financeiro-sócio-cronológica
Nível de irritabilidade – moderada - dependendo do presente, do gasto e do local da confraternização podendo chegar ao nível “intensa”
Possibilidade de escapar: zero


Caracteríticas:
O processo se inicia com a discussão do nome da brincadeira. “Na minha cidade é invisível, no meu bairro é amigo oculto”. É, amigo secreto é uma coisa que não faz o menor sentido Você tira um papelzinho com um nome e outra pessoa tira um com o seu. Você olha numa lista e vê o presente que o seu “amigo” escolheu, com sorte, dentro da faixa de valores determinado com o consentimento de (desculpem-me a repetição das aspas) “todos”. Você compra exatamente o CD edição européia do artista x , que a pessoa tanto queria , mesmo ultrapassando o valor estipulado. Por que na verdade você está no lucro, já que pelo menos sabe o que comprar.


Mas você é uma pessoa simples e com bom senso, não força a amizade no preço do presente que pede, afinal, é fim de ano, todos têm sobrinhos, irmãos, pais e mães para presentear . Pede uma camiseta básica branca. Ainda ajuda a pessoa. Não tem como errar. É simples, barato, útil e possível de encontrar em qualquer armazém de bairro.
E você ganha? É claro que não. Você ganha uma camisa rosa com quadriculados amarelos e roxos. E responde a pergunta: “Gostou?” com um evasivo e sorridente “Nossa, uau, poxa, obrigado” , enquanto que no balãozinho de história em quadrinhos que estaria acima de sua cabeça está escrito “Meu Deus! Qual é a dificuldade de comprar uma camiseta branca?!”

Não adianta. Se você está pensando em escapar, desista. Amigo secreto é pior que Alcatraz, fuga impossível. Não existem desculpas, habeas corpus, doença, capaz de te livrar dessa. Se você estiver no hospital, aquele que nunca te visitou leva o papelzinho e fala “pensou que ia escapar, é?! só sobrou esse! Você foi ficar doente no dia do sorteio!”. Você pode passar no sinal vermelho e não tomar multa e todos te perdoam. Você pode matar aula, até faltar no trabalho, mas se você cogita a possibilidade de não ir ao evento o universo cai sobre a sua cabeça. É tachado de anti-social e ou coisa pior.

Aliás, esse é o fator número um em irritação, no caso do amigo secreto, você não tem escolha, você vai. Você poderia ir para qualquer lugar aquele dia, ou até ir gastar os tostões que não tem com os últimos presentes que faltam, ou poderia dormir, ir jogar botão, sei lá!Mas não, é inexorável, você vai.
E se você acha que poderá dar só aquela passadinha, também esqueça. Quanto mais tarde você chegar, mais tarde você voltará pra casa. A revelação (uau, que nome pomposo!), acontece sempre depois da comida.

O que fazer? perguntar-me-á vossa senhoria. Eis que te digo: Pesquise na internet o melhor preço da edição européia daquele CD que vão te pedir, e economize alguns centavos, e contente-se com isso, porque de resto você não vai conseguir mais nada.
E você ainda achava que tinha vontade própria...
Jingle bells!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse-se aqui.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...