UM DESENHO POR SEMANA

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Oqéisso Beijing 2008 - Boletim VII


Perguntas que não querem calar e certezas que eu não quero ouvir
Quase no fim desta olimpíada, as perguntas começam a se repetir. Como o Brasil consegue ficar atrás da Etiópia no quadro de medalhas? Porquê na chamada hora “H” nossos atletas perdem, mesmo sendo favoritos? Isso apenas falando dos atletas com reais chances de medalha. Casos como o de Tiago Camilo no judô, do vôlei de praia masculino, de Diego Hipólito, de Jadel Gregório que tinha a segunda melhor marca do ano no salto triplo, ficou apenas em sétimo e principalmente do futebol feminino. E nesse questionamento não há condenação alguma a esses atletas.
É por isso que a expressão “heróis olímpicos” às vezes exagerada, cabe aos que ganham ouro pelo Brasil. Caso hoje de Maureen Higa Maggi. E as pessoas se emocionam quando alguém conquista ouro. Eu vi aqui do meu lado, várias.
Mas ficam as perguntas, e vem as resposta, falta apoio e etc. Falta sim, mas não sei se é só isso...
E as certezas?
Certezas 1
– Ah, os clichês, quando um brasileiro ganha , o Brasil ganha, quando uma atleta ganha , vem aquela história de “a força da mulher”, e tal. Chatice total, falta de assunto, discurso pronto. A mulher não precisa ganhar medalha para ser forte. Quando uma mulher ganha tem que ser a força do Brasil todo representando o povo, mas a gente adora fazer um draminha onde não precisa.

Certezas 2 – E daqui a pouco aparecem os gênios cronistas de futebol que vão dizer “eu já sabia”,” eu já dizia”, “eu já frisava”. Não vão lembrar a ninguém as besteiras que disseram , vão ficar só no pontual acerto que até quem nunca estudou jornalismo ou assiste futebol só aos domingos sabe. Ai, ai... Fora aqueles comentários difíceis como o desgastado “ faltou empenho”. Falta empenho sim, para estudar e sair dos lugares comuns.
Certezas 3 – Ser convocado para a seleção de futebol hoje é a pior furada que existe no esporte. Kaká e do Robinho, agradeçam aos seus clubes por livrarem vocês dessa. Por pouco tempo, daqui a pouco vem eliminatórias da copa...

Nota: Grande Maureen, hein? Isso é que é dar a volta por cima. Está no olimpo.
Nota 2: Marta e Giba – esses são craques para história do esporte brasileiro, não importa a cor da medalha

Um comentário:

  1. Os bugrinos (torcedores de Campinas) dizem que pontepretano não pode votar porque não tem título.
    Quando falam que a Marta é craque, lembro dessa provocação e do questionamento / desabafo que ela fez aos céus na final com as americanas...parece que a resposta foi: reclamações, só com título!

    ResponderExcluir

Expresse-se aqui.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...