UM DESENHO POR SEMANA

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Notícia de ontem

Vendo todas as notícias sobre a comemoração dos 20 anos da queda do maior símbolo da cortina de ferro, e do fim de um mundo bipolarizado, lembrei de que vi isso todo aos meus 12 anos. Em minha infância vi todo um sem números de filmes no qual o Alemanha Oriental, URSS, Tchecoslováquia, eram países para onde de maneira destemida espiões ingleses e americanos iam acabar com tramas internacionais, impedir que mísseis fossem entregues e é claro, namorar belas espiã loiras.

Esses três países hoje já não existem, bem como o derrubado muro de Berlim, marco máximo da Guerra Fria. É incrível pensar que você viveu na época em que houve uma grande mudança no mundo, em que existiam coisas, regimes, nações que hoje são história. História. Pessoas com menos de 23 anos não viram isso.

Apesar de todos os James Bond, Trama Internacional e até Top Gun (!!!) pensei apenas num filme para ilustrar tudo isso, a mudança histórica do mundo. O Fantástico "Adeus Lenin" , feito quando o muro já tinha caído há 14 anos, é sobre exatamente a mudança de rumos do mundo, que apesar de esperada também foi traumática para alguns. Com uma mistura de humor leve e drama, ilustra bem a transição da cortina de ferro para um mundo sem muros.  


Uma notícia de 20 anos de idade, que para história é como se fosse ontem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse-se aqui.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...