UM DESENHO POR SEMANA

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Vai um roteiro aí?

Há muito tempo eu acho que os roteiristas mandam suas obras para vários estúdios, a produção não é aprovada num primeiro momento, mas aí alguém acaba se arrependendo paga pra outro roteirista mudar um pouquinho e manda ver. O que acontece? Dois, às vezes três, filmes iguais no mesmo ano.

Um exemplo disso aconteceu em 1998 com o “Armagedon” e “Impacto profundo”. Em ambos a terra seria destruída por um meteoro. Tudo bem que era uma época em que a destruição do mundo tava na moda, mas pelo menos a ameaça poderia ter sido diferente.

Voltando para o atual, o pessoal do Blind Film Critic captou a mesma ocorrência em dois filmes realizados em 2010 cujos argumentos são idênticos, Amizade Colorida (Friends With Benefits) e Sexo sem compromisso (No Strings Atached) e fizeram um vídeo em forma de trailer muito bem editado. Se eles não avisassem no meio, você acharia que é a história de dois casais no mesmo filme, olhaê:  


Aí você poderá dizer que é o retrato de uma geração, dos nossos tempos etc. Ok, um pouco talvez seja, e a gente até pode falar disso um outro dia.  Não vi nenhum dos dois filmes, mas acho que dava pra fazer sem usar todos os mesmos elementos não é?

Pra falar mais sobre a discussão sobre falta de originalidade versus o bom uso de referências, assista a ainda incompleta, mas já famosa série Everything is a Remix. Sério, é boa demais.

Um comentário:

  1. É verdade... e a indústria cinematográfica continua ganhando bilhões... Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir

Expresse-se aqui.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...