UM DESENHO POR SEMANA

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Bobby Womack lembra Pam Grier que lembra...

Em tempos internéticos, 2.0, qualquer coisa pode virar um memezinho ou um viralzinho que dura estourando 1 mês. Mas o que é realmente icônico e digno multiplicar a exaustão dura anos. Isso acontece com quem produz conteúdo de verdade.

A sequência abaixo mostra exatamente isso. Aconteceu comigo outro dia.
Ouvindo uma rádio on line no canal “soul”, de repente fui desafiado pela minha memória: “de que filme é essa música?” Mais alguns segundos e as coisas ficaram mais claras: “De que filme do Tarantino é essa música?”

Estava claro que era de um filme dele. Aí eu lembrei e lógico fui até o youtube:


Li uma vez - e me perdoe esquecer quem foi que disse - que a sequência inicial de Jack Brown era uma verdadeira homenagem a Pam Grier. E isso é mais que claro - e agora sou eu falando - no caráter meio que sobrenatural da entrada dela com um simples artifício totalmente querente com a personagem: o deslocamento na esteira rolante do aeroporto, que junto com a música Across 110th Street  na voz de Bobby Womack, com o baixo que conduz e a orquestração que se segue, dão o clima e situam de cara a personagem principal do filme.

É aquilo que quase todo mundo sabe, o senhor Tarantino é uma fábrica de criar e reaproveitar ícones. A música agora era de um filme dele e não o contrário.

Para mim uma das melhores sequências de abertura da história do cinema.

3 comentários:

  1. Sempre pensei comigo: o sonho de todo meme e viral é virar ícone quando crescer? Concordo plenamente quando você diz que pra iconizar e perpetuar, o conteúdo precisa ser relevante. Isso me fez lembrar de uma palestra no Circuito 4x1 que fui no sábado, que dizia exatamente respeito a isso: da quantidade de informação produzida, quanto é, de fato, absorvido? O que passa pelo filtro do só olhar, só olhar e enxergar, só olhar e enxergar e absorver?
    Penso que estamos na era do descartável - de copos a ideias - criou e joga fora.

    ResponderExcluir
  2. Da época que o Tarantino produzia ícones. Porque alguém tem que dizer pra ele que SÓ SANGUE gera no máximo um memezinho.

    ResponderExcluir
  3. é Rubens, está difícil de alguém querer absorver algo, com tanta informação descartável...

    E Nego Lopito, só sangue realmente não dá, mas ele consegue sim...vamos ver o próximo...

    ResponderExcluir

Expresse-se aqui.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...