UM DESENHO POR SEMANA

quarta-feira, 9 de julho de 2014

A hora de colocar a bola debaixo do braço


Decidi falar sobre o jogo de ontem.  Mas me coloquei algumas condições.  Não ser condescendente. Não vilanizar ninguém, não politizar, pensar logicamente, tentar assimilar o golpe e assim tirar um pouco o sentimento que está dentro e mim.

Foram sete gols. Sete.  Em menos de sete minutos aconteceu o apagão que deu origem à catástrofe. Depois do fim do jogo, em menos de 7 segundos, as pessoas ficaram loucas. Algumas nas ruas depredaram coisas. Outras nas redes depredaram gente. Exatamente como o blackout da seleção, deu um branco na cabeça do povo. É sério, nunca vi tantas manifestações desconexas expressas em tão pouco tempo, nem em junho do ano passado. A lógica sem lógica pré-copa, quando se falava toda sorte de devaneios e teorias da conspiração voltou como uma avalanche. Pelo jeito estava represada. Na verdade o que me parece é que apesar de falar mal todo mundo queria fazer parte da vitória. Ela não veio. Aí como os jogadores, ninguém sabia o que fazer. Perdidos, sem dar aquela parada, respirada e tendo a atitude de colocar a bola debaixo do braço e acalmar o time, as pessoas se perderam. Enquanto o time estava perdido no campo, as pessoas perderam a cabeça.

Entendi que o futebol é importante, até para quem diz não se importar. Gente que não está nem aí, que não respirou antes de falar com a cabeça cheia. Gente que acha que o futebol é o reflexo do país. 
Espero que não seja. Que não seja um país que abandona os derrotados. Pro futebol e pra sociedade.
Meu desejo é que a gente respire, recolha os feridos, e pense. Pense antes de falar, antes de decretar, antes de dar a opinião relevante e inteligente sobre tudo.

A copa não acabou, o futebol não acabou, o país não acabou. E independente do que acontecer em outubro também não vai acabar. Mas isso se eu, você e o futebol pararmos, respirarmos e colocarmos a bola debaixo do braço e andarmos calmamente até o centro do campo pra recomeçar a partida. Como um dia disse  e fez Didi ao tomar um gol:
- Acabou a sopa deles. Agora é a nossa vez.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse-se aqui.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...