UM DESENHO POR SEMANA

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Eu edito. E você?




O violão é o instrumento mais fácil de tocar...MAL! Ouvi isso uma vez de um músico na TV já faz um bom tempo e nunca mais saiu da minha cabeça. Pense bem, é a mais pura verdade. Cerca de 97,4% da população ocidental toca alguma musiquinha no instrumento.Não, esses números não foram aferidos através de pesquisa, mas sim na mais pura achologia. Mas deve ser por aí. E o que tem a ver o violão com a edição (excetuando-se a rima, é claro)? Tem que hoje em dia editar vídeos, tratar fotos digitais é como tocar violão, todo mundo sabe e mal, mas até dá para alegrar uma rodinha de amigos e a família.


Os avanços tecnológicos conquistados segundo a segundo facilitam a vida dos aspirantes a editores, diretores e atores de fim de semana, o que faz com que hoje todo mundo saiba pegar uma foto e no computador (no bom e velho photoshop) e colocar a cabeça de um desafeto no corpo de um chimpanzé, ou tirar um sarro com algum jogador do time rival ao que se torce. Faz também com que outros possam pegar trechos de filmes, e programas de TV favoritos e façam fake trailers que fazem um baita sucesso na internet (como visto aqui em oqéisso http://novooqeisso.blogspot.com/2008/02/e-se-ferris-buller-tivesse-realmente.html). Sem falar nas obras feitas com as fotos e vídeos capturados por câmeras digitais e celulares, que rendem clipes românticos ou de lembranças de viagens e finais de semanas com os amigos.


Os programas de edição, antes exclusividade dos profissionais da área por serem complicados e demandarem estudo e dedicação, hoje tem filhotes mais simples, de fácil acesso ao usuário comum do computador. E aí surgiram os youtubes, googlevideos, yahoovideos, msnvideos, fulanovideos, cicranovideos. É lindo, qualquer um pode gravar, editar e colocar para todo mundo, literalmente, ver. Nunca teve tanto sentido a frase de Andy Warhol “todo mundo tem os seus 15 minutos de fama”.


Ninguém precisa dominar o Premier ou o After Effects para colocar o videozinho do tombo da avó no youtube. Como também não é necessário saber ler partitura para alegrar o churrasco do domingo ao som de Fogo e paixão do Wando com o seu violãozinho. O violão é democrático, popular, todo mundo pode tentar tocar mais ou menos e não ficar envergonhado por isso. Hoje editar um vídeo é assim também. Todos podem ser músicos, qualquer um pode ser um diretor. Mas de fato, quase ninguém realmente o é.


A pergunta que fica é, e daí? Deixe o trabalho sério e profissionalmente executado, para quem é pago para isso. Agora, para quem quer se divertir um bom “ meu iaiá, meu ioiô” ao som de um violão desafinado com a galera, filmado pelo celular, está ótimo!
E youtube neles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse-se aqui.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...