UM DESENHO POR SEMANA

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Oqé um acelerador de partículas? Dou 1.21 Gigawatts a quem acertar...

Kaboooommmmmmm! Ou seria” Big Baaaaaaaang”? Que barulho faz o encontro de dois prótons? O mundo está sendo re-criado entre a Suiça e e a França. Você deve ter visto ou ouvido alguma coisa sobre isso. Sim, cientistas de todo mundo, inclusive do Brasil estão de mãos dadas para reproduzir o que segundo eles, provavelmente foi a origem do universo. A plataforma para isso é o acelerador de partículas. Ah, o acelerador de partículas... você nunca ouviu falar no acelerador de partículas? Como assim? É uma simples máquina, devo dizer, a maior já construída no mundo, que surpreendentemente, como posso explicar, acelera partículas! Sim o acelerador de partículas acelera partículas. Não existe só esse no mundo, mas o LHC (Large Hadron Collider) construído na Europa é gigante em tamanho, equipe e pretensão, basicamente apenas experimentar como é criar um universo. Quem já não pensou nisso, não é?

Tudo bem, mas para mim, reles profissional da área de humanas, um acelerador de partículas é só mais um equipamento que provavelmente foi utilizado pelo Dr. Emett Brown. Ah não, você desconhece a identidade desse distinto senhor? Aí a coisa fica grave. Não saber o que é um acelerador de partículas tudo bem, mas não conhecer o gênio de nossa época, não dá.

Dr. Emmet Brown foi o criador do capacitor de fluxos, algo que seria mais importante para história da humanidade que o acelerador de partículas, já que com ele não precisaríamos tentar recriar o Big Bang, pois poderíamos voltar ao dia em que o universo foi criado apenas dispondo de 1.21GW de força e um Delorean . Assim como H. G Wells já imaginava com sua Máquina do Tempo, mas com muito mais estilo. E para quem não sabe – se é que existe quem não saiba disso – para conseguir 1.21 GW de força é só utilizar um pouco de plutônio ou conseguir canalizar a energia de um raio numa tempestade, pelo menos segundo o Dr. Brown.

Bem, depois do último parágrafo podem ter acontecidos 2 coisas: ou você não entendeu absolutamente coisa alguma, ou você já sorriu ao lembrar de um dos mais divertidos filmes produzidos por Steven Spielberg. Devo acrescentar que De volta para o futuro está entre os topten dos filmes preferidos do autor deste texto. Estão lá guitarras, rock’n roll, aventura, vilões, mocinhos, comédia, viagens científicas, teoria da relatividade e um monte de cenas e citações que se tornaram clássicas entre a cultura dos anos 1980.

Enfim, entre o acelerador de partículas e o capacitor de fluxos , eu fico com o segundo. Aliás, antes que a experiência feita na França abra um buraco negro e nos trague para ele, acho que vou assitir ao filme de novo antes que “a barra fique pesada”...
“Tem alguém aí, McFly ?”
De volta para o futuro, 1985 - D. Robert Zemeckis


Alguém conhce alguma citação do filme? posta aí!

Um comentário:

  1. andei acompanhando a recriação do universo via net, mas me pergunto, a gente não consegue nem cuidar do planeta Terra, como vamos cuidar de mais um Universo inteiro?

    Prefiro acreditar que o Delorean (meu sonho de consumo) ainda vai me levar pra algum futuro que não conheço!

    hahah, viajando de novo, e o melhor esqueci o lenço e o documento!

    Abraçosssss

    ResponderExcluir

Expresse-se aqui.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...