UM DESENHO POR SEMANA

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

A negação e o Band-aid


Trocou rapidamente de canal. Apesar da truculência do reflexo, fingiu que era apenas o bom e velho zapping. Não tinha o costume de zapear. As cores, os brilhos, os temas percebidos em três segundos de comercial, fizeram com que o gatilho disparasse. Os acordes da música reconhecida, repetida, ano após ano, causavam paura nela. O mesmo sentimento ocorrera dias antes ao entrar no condomínio e dar de cara com uma tímida iluminação diferente em duas ou três sacadas de apartamentos. Uma virada violenta de rosto. Gatilho, como o dedo no controle. Não ver, não ver, impedir a imagem de chegar à mente e trazer memórias.

Entrou no seu prédio com a cabeça, se não baixa, meio inclinada e os olhos tarantinescamente entreabertos, alertas, suspeitando de cada fresta. Elevador direto. Chegou ao seu andar e reconheceu em uma das portas vizinhas, como um fantasma, o vulto de elementos em vermelho.
Entrou, estava livre.

Nas redes sociais, alguns já faziam piadas: elas as evitava. Os dias passavam e as evidências multiplicavam-se. Decorações, mensagens, comerciais, piadas. Ofertas, compras, especiais, convites. Foco no trabalho, não pensar, não pensar, trabalhar, correr, correr, correr pra longe da realidade que se aproximava. O estafante trabalho nunca fora tão desejado.

Apesar de toda a blindagem o tema surgia em seu pensamento. Essa era uma proteção que ela não conseguia fazer. Não se livrava de si. Na verdade toda sua fuga vinha da memória constante de algo a resolver, que ela sabia que não se resolvia assim tão fácil, mas estava lá pinçando seu cérebro de leve, aumentando o grau do martírio dia a dia.

- Não aguento mais, preciso dizer - soltava enquanto seu marido a via perder a cor rapidamente - Eu estou negando o Natal. EU ESTOU NE-GAN-DO O NATAL! Não quero fazer decoração, nem mesmo aquele único enfeitizinho que a gente coloca na porta.

Enquanto ela soltava tudo que a havia atormentado nos últimos dez dias, seu marido comprimia o rosto uma ou outra vez, como se estivesse na situação mais delicada de sua vida, porém sabendo que aquilo terminaria dali a quarenta segundos.

- É isso. Vou fazer até quando der. Vou procrastinar, protelar, fugir, correr até o último segundo. Não quero resolver nada. Não quero negociar, fazer contas, ceder, brigar, tentar agradar quinze lados diferentes e ser obrigada a mudar tudo no final. Se é pra sofrer, que seja  de sopetão como um band-aid arrancado.

Suspirou.
Seu marido esperou estratégicos sessenta segundos salvadores antes de cravar:
- Eu sei. Eu sei que você está fazendo isso. Eu estou  junto.
Ela quase sorriu e isso bastava.
Caminharam juntos na árdua luta de negação do Natal mais uns quatro dias, até que foram a três shoppings no mesmo fim de semana porque decidiram comprar os presentes com um mês de antecedência, antes da loucura do comércio chegar.

Mesmo depois do band-aid arrancado, o casal passa bem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse-se aqui.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...