UM DESENHO POR SEMANA

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Ariano, Ubaldo e Rubem Alves - sentido, sentimento e pertecimento


Não li Ariano, Ubaldo e Alves como deveria. Não li.
Não li porque perdi muito tempo na vida fazendo outras coisas e não lendo, não escrevendo, não lendo, não escrevendo.

Foi aí que comecei a correr a atrás. Mas isso é uma outra história, outro dia, outro clima.
Dos três, Ariano é quem me chega mais fácil. Não por que o seja, mas por que ele quer que seja. Toda a referência dele serve à busca de uma não erudição, apesar dela estar nele. É falar com cara de simples o que é complexo, é analisar a história contando uma pequena. Pra mim, nada é mais difícil que isso, assim como Picasso dizia, sobre seu objetivo de pintar como uma criança. Trazer tudo o que você sabe para traços simples. A tal da sofisticação que existe nas linhas básicas.

Ariano deu ao Brasil diversão erudito-popular sem ser popularesca. Deu voz (amplificada pela produção audiovisual que se seguia um momento especial de redescoberta cinematográfica do  país - no qual Ubaldo também foi representado por Deus é brasileiro) a ícones que deixariam o nordeste mais próximo de si mesmo e das outras regiões. Trabalhou com o que existia pra criar o que não era.  Dele vem o árido como textura e não apenas como desolação determinada, a miséria como propulsor e não apenas como explicação. Dele vieram à tona, em meio à poeira, os sons sertanejos misturados com viés de erudição, mas com gosto de chão batido em rimas medievais, em desafios e repentes, nos diálogos de seus personagens ou nas palestras e entrevistas divertidas e afiadas que se divulgam por aí. A xilogravura é a sua cara. A história contada a seco, sem perspectiva, muita alegoria e contraste.

A morte às vezes faz brotar o novo. É comum ter uma corrida da obra de quem acabou de partir. Quem sabe como falecimento desses três, a gente (isso, eu e você) volte a se reconhecer um pouco mais em meio a um solo árido de palavras, sentido e sentimento de pertencimento coletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse-se aqui.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...